PORTO CONSOLIDA-SE COMO O SEGUNDO EM MOVIMENTAÇÃO DE CARGA NÃO CONTEINERIZADA

Foram R$ 40 milhões em investimentos e uma movimentação histórica em 2013

O Porto de São Francisco do Sul (SC) é de múltiplo uso ao movimentar carga geral, contêineres e grãos e é o único catarinense ligado ao transporte ferroviário. Atende, principalmente, aos mercados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Ao movimentar 13 milhões de toneladas em 2013 (um recorde histórico), 20% a mais do que em 2012, consolida-se como o segundo maior em movimentação de carga não conteinerizada no Brasil. Depois de receber R$ 40 milhões em investimentos no ano passado, estão previstas novas ações.

?A obra que recebeu a maior parte dos recursos foi o Berço 201, inaugurado em novembro com presença da Presidenta Dilma Rousseff e que amplia a capacidade de movimentação de carga em 2 milhões de toneladas/ano?, explica o presidente do porto, Paulo Corsi.

Outro importante avanço no processo de modernização dos serviços foi o início da implantação de um novo sistema de gestão portuária, o PortoNet. Além das vantagens para os colaboradores, também facilita o trabalho dos intervenientes, ao ampliar a segurança com o controle de acesso, aumentar a agilidade com o agendamento de entrega e retirada das cargas pela internet, entre outras vantagens.

Para 2014, a principal novidade é a implantação do sistema de reconhecimento óptico de caracteres. Conhecido como OCR, faz o reconhecimento das placas dos veículos e a numeração dos contêineres, automatizando e aumentando a confiabilidade na entrada e saída de caminhões e cargas. Outras melhorias no sistema de informática já estão previstas, além da instalação de duas novas balanças para os portões. Em março, será feita uma nova dragagem de manutenção. A ampliação da bacia de evolução também está prevista. No momento, está na fase de licenciamento ambiental.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria