PORTO COMPLETA 65 ANOS

Em 1° de março de 1941, a União, por meio do Decreto 6.912, outorgou uma concessão para o Estado de Santa Catarina para a construção e exploração de um porto em São Francisco do Sul. Em 1945 começaram as obras e o Porto de São Francisco do Sul foi inaugurado dez anos mais tarde, em 1º de julho de 1955.

Inicialmente a madeira e a erva-mate eram os principais produtos de exportação, mas o trigo, que vinha da Argentina e do Oeste catarinense, caracterizava o potencial graneleiro do Porto.

Em 1996, o Governo do Estado deu início ao arrendamento do Terminal Portuário de Santa Catarina (TESC), que começou a operar junto ao Porto de São Francisco do Sul em 2001.

Já nos anos 2000, mais precisamente em 2004, entrou em funcionamento o corredor de exportação, formado pela Cidasc, Bunge e Terlogs. O corredor permite o transporte do granel das três empresas até a torre de distribuição e de lá direto para os porões dos navios. A iniciativa dobrou a capacidade de carregamento que passou de mil para três mil toneladas/hora.

Em 2009 foi comemorada a conclusão da derrocagem da Laje da Cruz, permitindo ao Porto o recebimento sem obstáculos de navios com calado de 12,5 metros. A Laje dificultava manobras, exigindo um grande desvio de rota dos navios e prejudicava a oferta de serviços de São Francisco do Sul.

...:::Desenvolvimento:::...

Entre os anos de 2009 e 2010 também foi realizada a recuperação dos berços 102, 103 e 201. Ainda em 2010 houve a realização de obras de derrocagem e dragagem do canal de acesso ao Porto.

O ano de 2013 também marcou a história do Porto. Em dezembro, a Presidente Dilma Rousseff inaugurou a ampliação e o realinhamento do berço 201, que passou de 150 metros para 280 metros. A melhoria da infraestrutura facilitou a movimentação de navios maiores no cais, com redução de custo e aumento da produtividade.

Já em setembro de 2014, foi renovado o direito do Estado de Santa Catarina de administrar as estruturas pelos próximos 25 anos.

...:::SCPar Porto de São Francisco do Sul:::...

Em dezembro de 2017 foi sancionada a lei que autorizou a extinção da autarquia que administrava o Porto de São Francisco do Sul. A partir de então, o terminal passou a ser administrado pela Sociedade de Propósito Específico, empresa pública criada pelo Governo do Estado em 2012. A SPE é subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias.

...:::Terminal Graneleiro:::...

Desde o dia 1° de dezembro de 2019, o Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul (TGSFS), operado pela CIDASC, passa a ser administrado pela SCPar Porto de São Francisco do Sul S/A. Essa conquista decorreu do trabalho conjunto entre a SCPAR Porto e a SCPAR Holding, em prol da maior eficiência e produtividade do Porto Público.

...:::Destaques:::...

Em 2019 o Porto se consolidou como o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina. Considerado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) o 6º em qualidade ambiental dentre os portos públicos do país e o 7º maior do Brasil em volume de carga geral. Além disso, ocupa a quinta posição nacional em movimentação de fertilizantes.

Galeria