Porto de São Francisco é nova alternativa para exportação de cargas de São Paulo

A moderna infraestrutura e as boas condições operacionais estão tornando o Porto de São Francisco do Sul numa opção ágil e segura para o escoamento de produtos oriundos da região sudeste do país.

Esta semana, o Porto de São Francisco do Sul está exportando uma inédita carga de açúcar proveniente de São Paulo. São 19 mil toneladas do produto que estão sendo carregadas no navio Marikana, do Belize, na América Central, cujo destino final é a África do Sul.

O açúcar a granel, ensacado, chegou ao Porto pela via rodoviária, por meio de quase 500 caminhões (cada veículo transporta em média 40 toneladas).

“Há uma crise logística no mundo inteiro, e no Brasil não é diferente. Diante desse quadro, o Porto de São Francisco tem otimizado a movimentação de carga, com mais agilidade e eficiência, para atender a crescente demanda, inclusive de estados mais distantes como São Paulo”, explica o presidente do Porto, Cleverton Vieira. Ele ressalta, ainda, que entre os diferenciais do Porto estão a qualidade do serviço prestado pelos operadores portuários e a qualificação dos trabalhadores portuários avulsos.

Dados gerais do Porto de São Francisco

- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.

- 3º melhor porto em desempenho do Brasil.

- 4º lugar no ranking ambiental entre os portos públicos brasileiros.

- 7º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.

- No comparativo da carga geral entre o primeiro semestre de 2020 e 2021, enquanto o aumento na média dos portos brasileiros foi de 19%, no Porto de São Francisco foi de 77%, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

- Sete berços de atracação de navios, numa área de 244 mil m2.

(Fotos Gustavo Camargo/Porto de São Francisco do Sul)

Galeria