Eficiência logística do Porto de São Francisco do Sul é destaque na imprensa nacional

- A operação no Porto de São Francisco permite a redução do custo, com economia de R$ 2 milhões em apenas um embarque.

- Com o aumento constante da fila de espera dos navios para atracar em outros portos, as companhias encontraram a oportunidade de ampliar as alternativas de exportação e mitigar custos com despesas portuárias e de estadia.

- Para uma das empresas líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, o Porto de São Francisco do Sul já passou a ser o novo canal de exportações.

- A rota de São Francisco do Sul permite aumentar a eficiência logística portuária.

Estas são algumas das argumentações que constam em diversas matérias jornalísticas publicadas esta semana pela imprensa nacional sobre o Porto de São Francisco do Sul. A agência de notícias Reuters, o portal da Revista Globo Rural e o site de informações econômicas 6 Minutos, entre outros veículos de Comunicação, destacaram a crescente eficácia do complexo portuário do Norte catarinense.

As reportagens estão centradas na escolha da empresa Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, em utilizar São Francisco do Sul para exportar açúcar. Sob o título “Tereos adota nova rota para exportar açúcar por SC e dribla gargalos”, as publicações mostram as vantagens encontradas pela empresa com sede em São Paulo para escoar em menos tempo, e com custo menor, seus produtos por nosso Estado.

“A commodity (açúcar) havia sido produzida no noroeste de São Paulo. Mesmo assim, a exportação pelo porto de Santa Catarina, mais distante, compensou. ‘Os custos logísticos (até o porto) são semelhantes, porém a operação no Porto de São Francisco nos permitiu a mitigação do custo de demurrage/estadia, visto que o Porto de Paranaguá se encontra com alta concentração de navios’ disse a empresa Tereos”, como consta no Globo Rural.

O primeiro embarque, de 19 mil toneladas de açúcar cristal com destino à África, foi realizado em sacas de 50 kg no porão do navio, em um modelo que também busca contornar a crise na oferta de contêineres, onde esse tipo de produto geralmente é transportado, informou o Portal Datamarnews.

A Tereos também disse que está em processo de negociação para a exportação de novos volumes por São Francisco e neste mesmo modelo, uma vez que a expectativa é de que os gargalos logísticos permaneçam.

“Estamos observando uma projeção de aumento no volume de açúcar exportado no centro-sul”, acrescentou a Tereos, citando a perspectiva de que as filas e custos maiores devem permanecer em rotas tradicionais como o porto paranaense, de acordo com o publicado no Portal 6 Minutos, que tem como fonte uma matéria da Reuters.

Economia

A empresa informou que somente no primeiro embarque, realizado em parceria com a Porto Commodities, conseguiu economizar R$ 2 milhões com mitigação de despesas portuárias e de custos de estadia, noticiou a Revista Portos e Navios, publicação setorizada nacional. 

Parceria com Porto

Para a Porto Commodities, o projeto foi um desafio que resultou em diversas aprendizagens. O grupo buscou atender as necessidades da Tereos, em tempo recorde e da melhor forma possível. “Foram semanas de pesquisas e reuniões junto ao cliente, fornecedores e parceiros para que tudo desse certo. O sucesso da operação se deu pelo total comprometimento de todos os envolvidos durante todo o processo”, explica Luiz Oliveira, diretor operacional da empresa. Segundo o Portal Moneytimes, o Porto de São Francisco do Sul já passou a ser o novo canal de exportações da empresa Tereos. 

Avaliação do presidente

“Diante da atual crise logística no mundo e também no Brasil, o Porto de São Francisco tem otimizado a movimentação de carga, proporcionando mais agilidade e eficiência, com o objetivo de atender a crescente demanda, inclusive de estados distantes como São Paulo”, explica o presidente do Porto, Cleverton Vieira. Para ele, os recentes investimentos em infraestrutura transformaram o porto da região Norte do Estado numa ótima alternativa logística para a exportação e importação de mercadorias.

“Uma prova disso é que em 2021 alcançamos o maior volume de movimentação de carga da história do Porto de São Francisco, com 13,6 milhões de toneladas”, disse, salientando que entre os diferenciais do complexo estão a qualidade do serviço prestado pelos operadores portuários e a competência dos trabalhadores portuários.

(A foto é de Gustavo Rotta/Divulgação Porto de São Francisco do Sul)

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