O Porto de São Francisco do Sul, confirmou o recorde histórico no tempo de carregamento de um navio de soja: foram 67 mil toneladas em 26 horas. Assim, o navio Smirni, de bandeira das Ilhas Marshall, foi liberado pela autoridade portuária, na madrugada deste domingo, para seguir viagem ao seu destino final, a China.
O recorde foi graças à eficiência dos shiploaders, equipamentos de carregamento dos grãos. O maquinário tem recebido investimentos constantes do Porto, que melhoraram exponencialmente o seu desempenho.
"Conseguimos que ambos os shiploaders operassem com a sua capacidade máxima de 1,5 mil toneladas por hora, durante todo o procedimento", explica Guilherme Medeiros, gerente de Infraestrutura do Porto. Ele enfatiza que somente houve paradas para a troca dos porões que receberiam a soja. Assim, a média do carregamento das 67 mil toneladas do grão ficou em 1.278 toneladas por hora, em cada shiploader.
"Alcançamos a nossa meta, que buscávamos há muito tempo: tempo zero de parada do shiploader", comemora Medeiros, acrescentando que, para isso, foi contratada uma empresa que faz a manutenção do equipamento 24 horas por dia, sete dias por semana.
É a segunda vez, numa semana, que foi quebrado o recorde no tempo de carregamento de grãos. Na quinta-feira, 23, o navio Canopus, da Liberia, também foi carregado em 26 horas, com uma média de 1.274 toneladas por hora.
Essa eficiência dos shiploaders replete positivamente no trafego marítimo, é o que afirma o gerente de Operações, Clayton Cipriano.
"Reduzindo o tempo atracado, o Porto de São Francisco do Sul ganha em performance operacional, além de proporcionar aos nossos clientes uma redução de custo".
Ainda de acordo com o executivo, se considerarmos os portos públicos, esse indicador coloca o Porto de São Francisco do Sul como um dos principais em termos de prancha média para embarque de grãos agrícolas.
Esses recordes, segundo o gerente de Infraestrutura, só foram possíveis graças à cooperação e comprometimento de todos os envolvidos: a equipe do Terminal Graneleiro e da Gerência de Operações e os operadores do cais, além da empresa responsável pela manutenção do equipamento.
Dados gerais do Porto de São Francisco
- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina.
- 3º melhor porto em desempenho do Brasil.
- 4º lugar no ranking ambiental entre os 34 portos públicos brasileiros.
- 8º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.
- Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.
Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton
Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br -Fone: (48) 99968-3091
Site: www.portosaofrancisco.com.br
Redes sociais: @portodesaofranciscodosul
Telefone:
Endereço: