O Porto de São Francisco do Sul é um local seguro e protegido, estando preparado para repelir eventuais ameaças de invasão. Essa aptidão foi comprovada durante o Exercício de Defesa Naval de Porto, realizado pela Marinha do Brasil, esta semana, e que simulou um ataque ao Complexo Portuário do Norte catarinense.
O propósito do exercício foi treinar os militares nos procedimentos para a ocupação de pontos sensíveis das instalações portuárias e atuar na defesa do Porto, em colaboração com a autoridade portuária.
A operação, coordenada pelo Comando do 5º Distrito Naval, com sede na cidade de Rio Grande (RS), contou com o envolvimento de 271 efetivos da Marinha. O treinamento verificou a segurança do Porto e a capacidade da Guarda Portuária em identificar uma invasão, acionando as Forças Armadas imediatamente, para o emprego de medidas preventivas e repressivas contra os agentes perturbadores da ordem pública.
Durante o exercício foram utilizados quatro navios de guerra. Dois, para defender o Porto: o Patrulha Babitonga e o Oceânico Mearim, junto com embarcações da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul. Outros dois navios, Patrulha Benevente e Maracanã, simularam ataques de superfície contra as instalações portuárias. Na área terrestre, atuaram tropas e viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande (RS), em coordenação com agentes da Guarda Portuária.
“A intenção foi manter as operações portuárias e a operacionalidade do Porto, mesmo sob eventuais ameaças, garantindo a segurança patrimonial das instalações e do pessoal, contribuindo assim para a segurança nacional”, destacou o Comandante da Operação, capitão de fragata Jorge Augusto.
Participaram também do evento, simulando agentes perturbadores da ordem pública, militares do Comando Naval de Operações Especiais e do Grupamento de Mergulhadores de Combate e Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.
Alto comando avalia operação
Na manhã desta quinta-feira, 14, o alto comando da Marinha, no Sul do país, realizou uma visita ao presidente do Porto, Cleverton Vieira, para apresentar um resumo da operação realizada no complexo portuário. Participaram do encontro o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Augusto José Fonseca Júnior; o capitão dos Portos de Santa Catarina, Rodrigo de Araujo Cid Santa Rita, e o delegado da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, Roberto da Silva Adriano.
Na avaliação das autoridades da Marinha a operação foi exitosa, atingindo todas as metas de segurança e performance dos militares, junto com a autoridade portuária.
Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton - Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br - Fone: (48) 99968-3091
www.facebook.com/SCParportodesaofranciscodosul e @scparportodesaofranciscodosul
Telefone:
Endereço: