REUNIÃO COM A COMUNIDADE DEFINE AS DIRETRIZES DO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

O turismo sustentável foi apontado pelos moradores da cidade como um dos grandes desafios do município

Gestores públicos, líderes de grupos sociais, pescadores e líderes comunitários de São Francisco do Sul estiverem reunidos na noite da última quinta-feira, 28, com a equipe do Porto para definir as diretrizes do trabalho de educação ambiental que será realizado pelo Porto nos próximos meses.

O trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira delas foi executada no mês de junho, quando a equipe responsável pelos projetos ambientais do Porto visitou as comunidades de São Francisco e fez entrevistas a fim de obter a percepção da sociedade sobre o município. A partir de então, foi possível identificar as necessidades da população para trabalhar em um projeto de educação ambiental que se encaixe na realidade local.

A segunda etapa foi realizada na noite dessa quinta-feira, quando as lideranças e estudantes de gestão portuária estiveram reunidas para conhecer o resultado desse diagnóstico e validar as ações de educação ambiental. ?O diagnóstico apontou que 80% dos entrevistados apontaram que o turismo tem um grande potencial em São Francisco, mas é explorado de maneira pouco sustentável. Baseado nisso, vamos elaborar projetos de educação ambiental que conscientize a população sobre a importância do turismo sustentável no município?, explicou a consultora ambiental Giseli Aguiar de Oliveira.

Durante o encontro, os participantes analisaram os problemas do turismo em São Francisco e deram sugestões para otimizar a atividade turística. ?O trabalho de educação ambiental ganha ainda mais valor quando ele é executado em parceria com a comunidade. Só assim, com a participação de todos, podemos entender a realidade e trabalhar para construir uma cidade mais sustentável?, afirmou o Presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Côrtes Corsi.

A iniciativa faz parte da condicionante de licença ambiental do Ibama (LO 548/2006 2ª renovação) que garante a operação da dragagem de manutenção do canal de acesso, que está sendo realizada no Porto de São Francisco do Sul.

FONTE: Assessoria de Comunicação

Galeria