APSFS AMPLIA CONTROLE DE CARGAS

Sistema, pioneiro entre os portos públicos do Brasil, informa órgãos fiscalizadores com antecedência sobre a chegada de cargas consideradas perigosas ou de risco.

O Porto de São Francisco do Sul aperfeiçoou o controle de cargas ao desenvolver um projeto complementar dentro do PortoNet, um sistema de gestão portuária. O fluxo de informações relacionadas às cargas de importação, classificadas perante a legislação como perigosas ou de risco, ficou mais detalhado a partir deste ano.

?O desenvolvimento deste sistema, mais minucioso e pioneiro no Brasil entre os portos públicos, permite informar aos órgãos fiscalizadores com antecedência, pela internet, o tipo de carga que está chegando ao porto, a ficha técnica do produto - Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FIESPQ), o volume e o local onde será armazenado, entre outros dados. Essas medidas contribuem para prevenir situações de emergência com eficácia?, explica o presidente do porto, Paulo Corsi.

Esse sistema foi desenvolvido para amenizar cada vez mais os riscos, aumentar o bem-estar e a segurança da comunidade e preservar o meio ambiente. O projeto foi desenvolvido em parceria com a secretaria municipal do Meio Ambiente de São Francisco do Sul. Pode ser acessado por órgãos competentes e entidades responsáveis pela fiscalização, como Fatma, Ibama, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros, mediante acesso ao PortoNet, com usuário e senha cadastrada.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria