Chamado de ?Novo Porto?, conceito aprimora os processos dentro do Terminal
O Porto de São Francisco do Sul está implantando novos programas que irão transformar a gestão do terminal público. Chamado de ?Novo Porto? e dividido em três fases, o projeto pretende proporcionar mais eficiência individual e coletiva, reduzir custos, diminuir desperdícios, melhorar a qualidade dos serviços, minimizar os riscos de acidentes de trabalho, além de aumentar a qualidade de vida das pessoas.
A primeira parte do projeto é a implantação do conceito 5S, concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão e que atualmente está incorporado ao cotidiano de grande parte das organizações. O 5S é formado por cinco ?sensos?: Senso de Utilidade (Descarte), Senso de Ordenação (Organização), Senso de Limpeza (Conservação), Senso de Saúde (Higiene), e Senso de Autodisciplina (Ordem), que estimulam a melhoria e a mudança comportamental.
A aplicação desta nova cultura no Porto é realizada em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), que primeiramente fez um diagnóstico do perfil organizacional do terminal, da estrutura e dos servidores, além de indicar ferramentas e ações que irão melhorar a gestão. ?Todos os funcionários já passaram por uma capacitação. A estrutura portuária foi dividida em nove áreas, onde cada gestor responsável terá que fazer uma auditoria permanente dos processos. O grande desafio é tornar o ambiente de trabalho mais funcional e criativo?, avalia o Professor Ademar Dutra, coordenador da ação.
A primeira etapa também contou com o Dia D, realizado no último dia 8 de novembro, em que os funcionários aplicaram os conceitos aprendidos e descartaram papéis e outros materiais sem utilidade, além de reorganizarem adequadamente os espaços físicos do Porto. Após essa fase concluída e estabelecida, a ideia é fazer um mapeamento de todos os processos realizados dentro do Terminal e criar indicadores e metas que irão garantir que essa melhoria seja um processo contínuo, tornando o Porto de São Francisco do Sul cada vez mais competitivo. ?O mapeamento exige a participação de todos. A gente tem que se portar com o olhar voltado ao resultado e com melhor entrega para o usuário. Esse modelo de gestão vem dessa cultura empresarial, com foco no cliente?, destaca Lindomar de Souza Dutra, Gerente de Administração de Finanças e Contabilidade, que levou a ideia à diretoria do Porto.
Para se ter uma ideia, um dos processos previstos, conforme o mapeamento proposto, pode reduzir de 27 para 11 dias úteis o tempo em que um recurso leva para ser contabilizado no fluxo de caixa, gerando mais capital de giro e agilizando a economia da cadeia portuária. Esse é apenas um exemplo do potencial do projeto. ?De forma geral, essa mudança vai melhorar os processos administrativos, estabelecer um elo com os colaboradores, trazer uma sinergia maior para o Terminal e alcançar o nosso objetivo principal, que é trabalhar com segurança e eficiência?, conclui o presidente do Porto, Arnaldo S.Thiago.
FONTE: Assessoria de Imprensa
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