Monitoramento da Qualidade da Água e Biota Aquática
Tem como objetivo verificar a qualidade da água e dos organismos marinhos na Baía Babitonga e região, de forma a identificar alterações decorrentes da atividade portuária.
Monitoramento da Qualidade do Sedimento
Tem como objetivo diagnosticar a qualidade dos sedimentos na área de influência do porto, a fim de estabelecer parâmetros ambientais de monitoramento frente a contaminantes que venham comprometer o ecossistema marinho local.
Monitoramento dos Bioindicadores
Tem como objetivo caracterizar quaisquer alterações quanto à degrabilidade do ambiente marinho na área de influência do porto, através dos bioindicadores, que são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental.
Monitoramento da Qualidade do Ar
Tem como objetivo monitorar as operações portuárias, a fim de estabelecer parâmetros ambientais de qualidade do ar frente a poluentes que venham a comprometer os trabalhadores e o meio ambiente.
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, aprovado pela ANVISA, tem como objetivo a segregação e a correta destinação final dos resíduos, priorizando a reciclagem.
Gerenciamento de Efluentes Líquidos
Tem como objetivo verificar se o lançamento dos efluentes da área portuária está afetando as características físico-químicas da Baía Babitonga.
Educação Ambiental e Comunicação Social
Tem como objetivo divulgar os programas ambientais à população e orientar os trabalhadores portuários quanto aos cuidados em relação ao meio ambiente.