MINISTRO RENOVA CONCESSÃO DO PORTO DE SÃO FRANCISCO

Contrato será assinado nesta quinta-feira e terá duração de mais 25 anos

O ministro-chefe da Secretaria de Portos (SEP/PR), César Borges, vem a Santa Catarina nesta quinta-feira (18) para assinar a prorrogação da delegação do porto público federal de São Francisco do Sul por mais 25 anos ao Governo do Estado. De múltiplo uso, o Porto de São Francisco do Sul é o segundo do Brasil em movimentação de carga não conteinerizada, cerca de 12% dos grãos exportados pelo Brasil passam por ele. No ano passado, o empreendimento recebeu investimentos de mais de R$ 40 milhões para ampliar e aperfeiçoar a sua capacidade operacional.

Para o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi, a concessão marca o início de uma nova etapa. ?O Porto passa por um processo de modernização. Já concluímos o aprofundamento do calado, as melhorias no pátio e no sistema de informática e, no fim do ano passado, inauguramos mais um berço. Seguimos inovando para atrair novos armadores e movimentar mais cargas?, destaca Corsi.

A cerimônia de assinatura da concessão será realizada no Terminal Turístico Naval, no Centro Histórico de São Francisco do Sul. O horário ainda não está definido.

Crescimento

No dia 11 deste mês, o ministro-chefe da Secretaria de Portos (SEP/PR), César Borges, assinou o contato de adesão de autorização para instalação do Terminal de Uso Privado (TUP) do Terminal de Granéis de Santa Catarina (TGSC), localizado em São Francisco do Sul. A reunião contou com a presença do governador em exercício do estado, Nelson Schaefer Martins. O terminal será voltado à exportação de granéis vegetais, como soja, farelo de soja e milho. A expectativa de movimentação é de seis milhões de toneladas por ano com investimento de R$ 419 milhões. A previsão para a construção do terminal é de 18 meses. O terminal está localizado em terreno contíguo ao Porto Organizado de São Francisco do Sul. O projeto prevê a implantação de um píer avançado ligado por uma ponte de acesso à retroárea do terminal, onde serão instalados os armazéns e a estrutura de recepção de grãos por esteiras ligadas ao Porto de São Francisco do Sul.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Galeria