Meio Ambiente: evento mostra benefícios da obra de dragagem do canal de acesso

O Porto de São Francisco do Sul organizou um grande evento, nesta terça-feira, 14 de junho, em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no início do mês. Uma palestra sobre os benefícios da dragagem e aprofundamento do canal de acesso externo do complexo portuário abriu o encontro, pela manhã, no auditório.

Os oceanógrafos Fernando Diehl e João Thadeu de Menezes, do Grupo Acquaplan, detalharam as etapas da obra, cujo projeto executivo será apresentado ao Ibama neste mês de junho para análise e aprovação. A dragagem permitirá a navegação de embarcações com até 368 metros.

O uso benéfico dos sedimentos para a recuperação da orla de Itapoá também foi destaque durante a explanação: serão 8 milhões de m3 que beneficiarão 10 quilômetros de praia. As obras devem começar ainda este ano.

Logo depois, representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente falaram sobre licenciamentos e programas ambientais de empreendimentos portuários. Os oceanógrafos Janaína Adélio e Volney Bittencourt explicaram as exigências feitas pelos órgãos ambientais.

À tarde, no estacionamento, foram apresentados os projetos e iniciativas socioambientais que o Porto realiza na região, como o Projeto SOS Oceanos, uma parceria com pescadores artesanais para recolhimento de óleo usado e limpeza da Baía da Babitonga. Ao mesmo tempo, foram distribuídas 200 mudas de plantas para os visitantes.

Galeria