Exercício simulado no complexo portuário acontece até sexta-feira (11)

Está previsto entre os dias 07 e 11 de novembro de 2022 a deflagração do referido simulado, cujo cenário deverá circundar ações de combate e controle de vazamento de hidrocarbonetos na Baía Babitonga, ainda com origem desconhecida.

Tal exercício tem como propósito avaliar os ritos, técnicas, ações e tempos de resposta previstos para acidentes com estas características, permitindo que as instituições participantes do PABB (Plano de Área da Baía Babitonga) possam treinar seus quadros e aprimorar as ações individuais e sinérgicas, em acidentes resultantes de derramamento de óleo na Baia da Babitonga, avaliando suas potenciais implicações quanto aos impactos no meio ambiente que possam vir a comprometer a fauna e a flora, bem como oferecer riscos à vida humana.

O simulado será coordenado pelos Órgãos Ambientais IBAMA e IMA e contará com a participação da SCPar Porto de São Francisco do Sul, Terminal Portuário Santa Catarina (TESC),Itapoá Terminais Portuários (Porto Itapoá), Terminal de São Francisco do Sul (TEFRAN) e Oleoduto Santa Catarina/Paraná (OSPAR).

Oportuno alertar que no dia do simulado poderá ocorrer intenso tráfego de embarcações em toda a área da Baia da Babitonga, as quais estarão mobilizadas para o exercício. Poderá ocorrer, por parte da comunidade local e por desconhecer se tratar de um simulado, o acionamento de órgãos de Estado que têm como dever de ofício o atendimento aos acidentes.

Galeria