O Porto de São Francisco do Sul concluiu a instalação do novo controle de acesso de pessoas à área operacional. O sistema implantado esta semana oferece mais agilidade e segurança no processo de entrada e saída ao local onde os navios realizam a movimentação de carga.
Por ser uma área alfandegada, o sistema tem que estar de acordo com as regras e determinações da Receita Federal. Para isso, foram renovados e modernizados todos os equipamentos. A nova instalação agora conta com quatro detectores de metais e quatro catracas torniquete, além de um scanner de bagagem, similar aos existentes em aeroportos. Por ele devem passar, obrigatoriamente, todas as mochilas e malas que entrarem na área operacional.
Também foram instaladas quatro câmeras de controle geral da área, que podem ser acessadas remotamente pela Receita Federal. Antes, havia somente duas câmeras para o órgão federal e o espaço não possuía scanner.
“A modernização da estrutura do Porto é um fator a mais de competitividade. Santa Catarina tem que potencializar a sua estrutura portuária e o Porto de São Francisco está fazendo isso”, disse o governador Jorginho Mello.
O local físico também foi revitalizado: o recinto é maior, com uma sala climatizada e dotada de cadeiras para eventual espera, o que oferece mais conforto aos visitantes.
“Estamos priorizando as obras que melhorem as condições de funcionamento do Porto”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira. “O emprego de tecnologias mais modernas de controle de acesso de pessoas faz parte da estratégia de assegurar que São Francisco do Sul possa se tornar referência em matéria de segurança portuária”.
Vieira acrescenta que a obra foi concluída em menos de um mês graças ao empenho da equipe técnica do Porto, que superou as dificuldades e tirou o projeto do papel.
Diariamente, as catracas rodam em média 10 mil vezes, contando a entrada e saída de trabalhadores portuários, tripulantes dos navios e servidores do Porto (muitos, passam várias vezes por dia).
O novo sistema também é integrado aos gates de acesso dos caminhões ao Porto. Assim, o motorista que fizer a biometria manual ao adentrar no complexo portuário com o veículo, também poderá entrar e sair da área operacional, a pé, quando necessário, utilizando o mesmo sistema.
Informações adicionais para a imprensa:
Billy Culleton - Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br - Fone: (48) 99968-3091
www.facebook.com/SCParportodesaofranciscodosul e @scparportodesaofranciscodosul
Telefone:
Endereço: