Reunião do Conselho mostra união pelo desenvolvimento do Porto de São Francisco

A reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de São Francisco do Sul, nesta terça-feira, 29, transcorreu num clima de harmonia e consenso. Os representantes das categorias diretamente relacionadas à atividade portuária (poder público, trabalhadores e classe empresarial) debateram temas de interesse mútuo, como investimentos e ações para aprimorar o desenvolvimento do Porto. O Conselho é um órgão consultivo da administração do Porto que mantém reuniões periódicas para discutir problemas e soluções conjuntas.

Estiveram presentes o representante do governo federal e presidente do CAP, Sérgio Vianna Teixeira; o presidente da SCPar, Alexandre Salum Júnior; o presidente do Porto, Cleverton Vieira, e o prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Moreira Filho, além de membros da Receita Federal, Anvisa, Mapa, Marinha, empresários e trabalhadores. 

“O diálogo com todos os envolvidos na atividade portuária é essencial para continuar melhorando o Porto, em eficácia e competitividade”, disse o presidente Cleverton Vieira, na abertura da reunião, ao apresentar o aumento de 24% na movimentação de carga do Porto em 2023, com relação ao ano passado.

“Este encontro cordial e proveitoso entre os diversos players, e que foi pautado pelo bom senso, reflete o ótimo momento que está vivendo o Porto”, ressaltou o chefe da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) no Porto, Cássio Gomes.

Já o chefe da Anvisa na região, Flávio Silva de Almeida, destacou os avanços na limpeza e higiene da área portuária nos últimos meses, o que se reflete na segurança e saúde dos trabalhadores. “Recente relatório do Comitê de Combate à Dengue de São Francisco do Sul mostra que não foi encontrado nenhum foco de dengue dentro das dependências do Porto”, exemplificou.

O prefeito Godofredo Moreira Filho, por sua vez, salientou o diálogo com a autoridade portuária na busca de soluções para problemas mútuos. “Estamos trabalhando juntos para resolver gargalos de infraestrutura, como a mobilidade urbana”.

Os conselheiros

- Representantes poder público

Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (governo federal)

SCPar Porto de São Francisco

Anvisa

Vigiagro

Receita Federal

Autoridade marítima

Estado de SC

Município de São Francisco do Sul

- Representantes da classe empresarial

Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados

Associação Brasileira dos Terminais Portuários

Sindicato dos Operadores Portuários

Associação Comercial do Porto e Associação do Comércio Exterior do Brasil

- Representantes dos trabalhadores portuários

Federação Nacional dos Estivadores

Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga

Federação Nacional dos Portuários

Informações adicionais para a imprensa:

Billy Culleton - Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul

E-mail: billy@portodesaofranciscodosul.com.br

Fone: (48) 99968-3091

Galeria