O governador Jorginho Mello vistoriou a obra de derrocagem de uma pedra submersa no Porto de São Francisco do Sul, na manhã desta quinta-feira, 9. Os trabalhos começaram na semana passada e visam a retirada de uma enorme rocha próxima a um dos berços de atracação de navios. A medida era aguardada havia décadas pela comunidade portuária e vai garantir que navios possam transportar 1,5 mil toneladas de mercadorias a mais em cada viagem.
“Eu vim visitar aqui porque há 30 anos que eles pedem para fazer isso e ninguém fez e nós estamos fazendo. Isso vai proporcionar mais capacidade para quem está trazendo carga para cá, ou levando carga de Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
“Foi uma visita muito produtiva, fico muito feliz em estar aqui para comemorar, para fazer com que o ano de 2025 vibre e já está vibrando pelo belo trabalho que o Porto de São Francisco está fazendo”.
Os trabalhos para remover o afloramento rochoso de 370 m³, equivalente ao tamanho de cinco contêineres, estão sendo realizados pela empresa Náutica Marítima Serviços e terá um custo de R$ 12 milhões. A pedra se encontra a 12 metros de profundidade, no berço 101. Com a remoção, busca-se alcançar a profundidade de 14 metros nesse local, já que atualmente, as embarcações têm que fazer uma manobra extra no momento da atracação, o que aumenta os custos.
“A obra permitirá o embarque de mais 1,5 mil toneladas de produtos em cada navio”, afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira. “A derrocagem representa um significativo ganho operacional, com redução de custos e de tempo para toda a comunidade portuária, tornando o Porto de São Francisco mais competitivo entre os terminais brasileiros”, acrescentou.
A derrocagem vai usar métodos mecânicos de alta precisão, sem o uso de explosivos. Martelos de fundo e rompedores hidráulicos vão fragmentar a rocha submersa e uma escavadeira hidráulica vai remover o material. Esta técnica minimiza o impacto ambiental e garante a segurança de toda a operação. Nesta primeira etapa, a previsão é que a obra seja concluída no final de janeiro. Serão feitos 4,5 mil furos na rocha para depois dividir a pedra mecanicamente com talhadeira (cada furo tem 10 centímetros de diâmetro).
“Os navios não estavam conseguindo colocar toda a carga e era necessário deslocar o navio, gerando um custo extra de R$ 100 mil para colocar a carga toda. Com essa remoção o porto vai ter mais condições de receber navios maiores e ter a colocação de mais carga por um custo menor”, afirmou o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral.
Tendo em vista a grande movimentação de grãos no berço 101, a obra será executada em duas etapas. Na primeira, que ocorrerá até o final de janeiro, serão feitas as perfurações na rocha.
Durante o período de escoamento da safra de soja, que geralmente vai até o mês de outubro, a obra será paralisada, para permitir a total capacidade de escoamento do berço.
Após o término do ciclo da soja, a obra será retomada para o desenvolvimento das etapas seguintes.
Dados gerais do Porto:
- Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina
- Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral.
- Em 2024, atingiu o recorde histórico de movimentação de carga: 16,9 milhões de toneladas.
- Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
- Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.
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